Igualdade

Igualdade

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prancha de Comunicação Alternativa

Descrição da atividade planejada pelo professor [proposta, intenção, dinâmica...] Proposta- Confeccionar e utilizar a Prancha de comunicação Alternativa com o objetivo de favorecer a comunicação entre aluno, professor e família. Intenção – Usar o recurso da prancha de comunicação alternativa, de maneira a ensinar sobre o tema: Higiene e Saúde, já que este tema é de suma importância para uma melhor compreensão por parte do aluno em relação a sua higiene, facilitando assim, o envolvimento do aluno em relação às práticas de boa higiene. Dinâmica – Confeccionar a prancha de comunicação alternativa antecipadamente; mostrar a criança, as diversas gravuras especificando o objeto, nome e ação. Mostrar livro contendo outras gravuras com ações de higiene. Ainda é possível a utilização de vários recursos tecnológicos como a TV e computador com vídeos sobre higiene pessoal. Foi utilizado o recurso do computador, onde foram mostrados diversos vídeos infantis e divertidos sobre higiene. Depois falar das ações específicas e pedir para que a criança mostre a gravura e/ ou mostrar a gravura e pedir para que a criança escolha qual a ação correta. Essa atividade deverá ser trabalhada em alguns atendimentos seguidos, para que haja interação e compreensão. No entanto, deve-se está atento para que a repetição não seja a mesma prancha e sim variadas para que o aluno não perca o interesse pela atividade. 3. Tecnologia Assistiva escolhida Prancha de comunicação Alternativa 4. Reflexão sobre a experiência: A prancha de comunicação Alternativa foi confeccionada no atendimento Educacional Especializado juntamente com o aluno, este participando do processo da escolha das figuras e colagem. Foi utilizadas gravuras de vários livros de ciências e coladas em papel cartão duro tamanho ofício e colado em cima de E.V.A. de maneira a facilitar no manuseio por parte deste. O aluno está aos poucos se familiarizando com este recurso, pois já foram confeccionadas várias pranchas de comunicação alternativa. A criança adora a prancha e está sendo mostrado aos pais para que em casa possam também manter uma boa comunicação com o filho. Esta atividade na sala multifuncional foi realizada em 03 atendimentos de 50 minutos cada, em dias alternados, em um dos atendimentos a mãe do aluno participou para maior compreensão da atividade. No primeiro dia que foi apresentada uma prancha de comunicação ao aluno, o mesmo apresentou-se confuso, já que nunca havia utilizado deste recurso antes. No entanto juntos confeccionamos e posteriormente realizamos atividades de maneira que o aluno pudesse compreender melhor e hoje esta atividade está sempre presente nos atendimento de AEE e a família está se engajando a aprender essa técnica de comunicação, acompanhando-o em alguns atendimentos, para ser utilizado em casa também por parte de todos da família. Já é possível ter um diálogo com o aluno utilizando a prancha.
A prancha de comunicação alternativa apresenta-se para pessoa com dificuldade de fala, como uma forma de facilitar sua comunicação entre todas as pessoas do meio, facilitando assim sua inclusão, e interação. A concentração em cada atividade é mínima, só é possível fazer alguma atividade em no máximo 10 minutos com concentração total, porque o mesmo é bastante disperso. Uma criança de 05 anos que não anda e não fala, não possui autonomia para vestir-se só, nem ao menos a realizar atividades básicas como ir ao banheiro só. Sempre com ajuda em casa da família e na escola de uma cuidadora. A prancha de Comunicação Alternativa foi utilizada depois de confeccionada em 03 atendimentos na Sala Multifuncional. Há ainda intenção de ser levada para escola regular para apresentação a professora da sala comum, bem como a confecção posterior de outras pranchas com outros assuntos relacionados, mas só quando o aluno estiver bastante familiarizado com esta. Atividade realizada em: Outubro/2011 Profa: Irlanda Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário